Mentoring?…..Saiba como ele pode te Ajudar.

Tempo de leitura: 2 minutos

O Mentoring tem crescido no mundo nos últimos anos e  isso faz com que muitos profissionais busquem esse método para transmitir suas experiências. O Mentoring pode ser usado em diferentes áreas da vida pessoal e profissional.

A Mentoria é uma proposta de aprendizado que traz mais resultados do que outras formas de treinamento. Apesar de sua popularidade nos Estados Unidos e outros países, ela ainda é pouco conhecida no Brasil.

Mentoring?.....Saiba como ele pode te Ajudar.

O que é Mentoring?

O Mentoring é uma metodologia de desenvolvimento em que uma pessoa experiente ajuda outras menos experientes a desenvolver suas habilidades e conquistar os resultados desejados. É um método de desenvolvimento pessoal muito utilizado nos EUA, principalmente no setor de recursos humanos, para que os funcionários experientes ajudem no processo criativo e profissional de outros menos experientes. Porém vem ganhando força fora do mundo corporativo.

O termo Mentoring costuma ser traduzido de diferentes formas, mas a mais fiel é Mentoria, mas também pode ser encontrado como Tutoria, Apadrinhamento e Mentorado.

O Mentor é um mestre que tem o conhecimento mais avançado sobre a área abordada e passa as suas dicas e experiências para as pessoas mais novas ou menos experientes.

A diferença entre Mentoring e Coaching

O Mentoring e o Coaching são áreas próximas, mas muito diferente entre elas. O maior diferencial está na experiência. No Coaching não existe troca de experiência. O profissional, o Coach, não precisa ter conhecimento sobre a área, mas precisa conhecer as ferramentas corretas para despertar as habilidades em seus clientes. O Coach não vai aconselhar o cliente, ele vai fazer com que o seu cliente reconheça as suas próprias habilidades e conhecimentos.

Enquanto isso, o processo de Mentoring é muito mais focado na troca de experiências. Ao contrário do Coach, o Mentor deve ter conhecimento sobre a área que está trabalhando para que possa passar esse conhecimento para seus clientes. E uma parte importante deste processo é que ele o Mentor tenha vivenciado de verdade todas as experiências.

Você já conhecia o Mentoring?

Sabia que ele pode ser aplicado junto com o Coaching?

Deixe seu comentário, sugestões e dúvidas sobre Mentoria. Eu terei o maior prazer em responder.