O Neuromarketing pode ajudá-lo ….

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O Neuromarketing pode ajudá-lo a se conectar com os cérebros de seus clientes.

É uma palavra extravagante, não é?

Ele está intimamente relacionado com alguns termos mais chiques como a economia comportamental, pesquisa de persuasão e psicologia social. Aqui está uma definição rápida.

Neuromarketing : A ciência de usar vieses cognitivos para influenciar o processo de tomada de decisão dos consumidores em marketing.

O objectivo do neuromarketing é aumentar as taxas de conversão e a percentagem de visitantes que tomam medidas através da utilização de processos cognitivos específicos no design e conteúdo do site.

Aqui está uma lista de 15 estratégias de neuromarketing que qualquer pessoa poderá usar, em seu site ou empresa. Cada uma é baseada em uma estratégia específica. A maioria delas são simples, sutil e muito comum se você souber onde utilizar. Cada site de marketing ou empresa deve estar usando pelo menos algumas dessas táticas.

Conformidade: Use a Prova Social

A prova social é prova de legitimidade. Simplesmente mostre que outros escolheram seu produto ou serviço. O objetivo da prova social é fazer qualquer escolha diferente de comprar de você parecer anormal. Seria estranho para visitantes não escolher a sua marca.

É o tipo mais comum de neuromarketing, porque é fácil de fazer. Todo mundo está usando prova social em seus sites e mídias sociais. Você deveria usar também!

Estamos todos naturalmente inclinados a fazer o que os outros fazem. É chamado de "viés de conformidade." Para melhor ou pior, é como nossos cérebros funcionam. Os comerciantes têm desempenhado a este viés para mais de um século, utilizando a prova social .

"Quando as pessoas são livres para fazer o que quiserem, geralmente imitam umas às outras." - Eric Hoffer

1. Testemunhos

Depoimentos usam as palavras de seu público para dar evidência de sua qualidade. São, por definição, mais credíveis do que sua cópia do marketing desde que a linguagem seja autentica.

Quando você diz, é marketing. Quando eles dizem isso, é prova social.

O melhor lugar para um depoimento está na página do produto ou serviço que se relaciona. Aqui, eles podem apoiar as afirmações que você faz nessa página. Pense neles como evidência de apoio como você faz o seu caso. Seu público está testemunhando para você.


2. Endossos e o Efeito Halo

Se alguém com uma reputação forte gosta de sua marca, mostre-a. Faz você ter mais credibilidade através da associação. É chamado de "efeito de halo". A impressão positiva que o visitante tem deles se esfrega em você.

Você pode usar logo na primeira página de seu site ou Blog.

Endossos estão em toda parte estes dias. Algumas palavras gentis de um tweet podem ser facilmente copiadas e coladas em uma página da web.

Pro Dica: No Twitter, use o botão "favorito" (a pequena estrela) para coletar palavras gentis pessoas têm dito sobre sua marca. Quando você favorita um tweet, ele mostra que você está grato pelo elogio, mas também torna mais fácil de encontrar mais tarde. Basta voltar e olhar para o seus favoritos tweets. Ele estará lá, esperando para ser adicionado ao seu site.


3. Ações de mídia social

Este é um tipo comum de prova social encontrada em blogs em todos os lugares. Os botões de compartilhamento de mídia social geralmente mostram o número de compartilhamentos nas diversas redes sociais. Contadores que mostram o número de comentários têm o mesmo efeito.

"Uau, isso foi tweeted 85 vezes? Deve ser bom ... "

Aviso: Não use widgets que mostram as ações ou comentários se os números forem baixos.


 

4. Widgets de mídia social

Alguns widgets sociais fazem mais do que mostrar os números. Eles mostram as pessoas. A caixa Facebook mostra quem na sua rede gosta desse site. Esta é uma prova poderosa porque você conhece essas pessoas.

"Ei, Kurt gosta de Axe Body Wash? Deve ser bom ... "


 

5. Selos de Confiança: Certificações, Associações e Prêmios

As caras são ótimas. Os logotipos são bons também. Associações industriais, câmaras de comércio,  certificações e prêmios são credenciais de construção de confiança.

Coloque todos juntos (em uma "caixa de confiança") em uma página importante (como a home page), mas não em um lugar proeminente (o rodapé está bem). Além disso, aqui está um exemplo de uma boa página de certificações.


6. Número de Clientes Felizes

Pense no sinal do McDonalds, "Billions Served." Diga aos visitantes quantos clientes você ajudou. Os números específicos parecem mais credíveis; Números muito grandes podem fazer você parecer McDonalds.

"Eles lançaram 72 sites no ano passado? Eles devem saber o que estão fazendo "


7. "Nosso mais popular" Best-Seller

O concurso de popularidade está em toda parte. Basta olhar para livros, música e filmes: New York Times Best Seller Lista, O Billboard 100, filme de maior bilheteria nas bilheterias. A ideia é simplesmente mostrar que os outros estão comprando.

  • Sites de comércio eletrônico : criar um "best-seller" categoria de produto. Também adicionar informações sobre a popularidade para as descrições dos produtos dos melhores vendedores.

  • Sites de subscrição de software : em sua página de preços, indicam qual é a opção mais popular.

  • Blogs : usar um widget que mostra "o que está quente", mais popular e mais comentadas.

  • Bloggers : escrever um resumo das suas principais mensagens.


8. Estudos e estatísticas

Os números estão sempre atraindo a atenção do público. Encontre  uma estatística que enfatize a importância do que você faz, da sua especialidade.

Não consegue encontrar uma estatística? Crie a sua própria.

Estudos utilizados no marketing não são necessariamente rigorosos. Uma breve pesquisa de 100 pessoas pode ajudá-lo a encontrar uma estatística super atraente.

"4 dos 5 comerciantes recomendam usar pesquisas curtas para criar estatísticas"

9. "Como Visto" Menções de Imprensa

Assim como um endosso, escrever na imprensa cria credibilidade. Mas as menções de imprensa vêm e vão rapidamente. No final, poucas pessoas em seu público são propensos a ver o que você escreveu.

Portanto, a melhor maneira de obter valor durável de uma menção de imprensa é adicionar um logotipo "como visto em seu site".

Pro Dica: convide um especialista para uma entrevista ou escrever em seu blog.


10. Comentários

Estrelas de comentários são padrão em grandes sites de comércio eletrônico. Eles mostram aos visitantes que outros gostam dos produtos. As estrelas também aparecem nos resultados de pesquisa do Google, desde que as páginas estejam marcadas adequadamente com o "microformato". Você pode encontrar também nas Fanpages no Facebook.

Isso pode fornecer um pequeno impulso de tráfego, uma vez que as páginas de produtos são mais proeminentes no Google quando se classificam.

A inclinação de ancoragem: Use Priming

O cérebro humano tende a confiar excessivamente na primeira informação que recebe ao tomar decisões. Estamos "ancorados" a este primeiro pedaço de dados. Toda a informação subsequente é vista no contexto da primeira.

 Assim, os empreendedores devem utilizam "prime" em seu público através do contexto.
Se você olhar grandes números na frente, você está pensando grande.

Pequenos números? Você estará pensando pequeno. É por isso que priming é importante em preços e negociações. Passe a usar em seu blog os números.


11. Planos e Preços

Como a Williams-Sonoma quase duplicou as vendas de sua fabricante de pão high-end?

Eles acrescentaram um modelo ainda mais caro. Este conjunto de expectativas de preços de compradores mais elevados, tornando a segunda opção mais acessível.

Ancoragem pode ser facilmente encontrado no backfire em sites de comércio eletrônico. Um desconto de preço grande na página inicial pode colocar os visitantes em um clima sensível ao preço. Certifique-se de que há sempre pelo menos um produto mais caro em sua página inicial.

O viés da Aversão à Perda: Use Escassez

Ao tomar decisões, o cérebro tende a overvalue a perda e subestimar ganhos. Geralmente, estamos mais preocupados em perder alguma coisa do que em obter algo. Esse viés é chamado de "aversão à perda".

A aversão à perda é muito poderosa. Os compradores que são normalmente corteses vão literalmente pisar uns aos outros até conseguirem comprar algo durante uma promoção.

Em uma pesquisa feita, a resposta dos compradores foram: Estamos com medo que vamos perder uma oportunidade de comprar com um desconto.

É uma técnica fácil de trabalhar com o neuromarketing. O objetivo é lembrar às pessoas o que elas perderão por não comprar ou criar urgência, indicando a escassez.


 

12. Abastecimento limitado

A escassez faz com que as pessoas se preocupem em perder sua chance. Isso se chama #FOMO ou "medo de perder". Se você tem uma oferta limitada, não deixe de informar aos visitantes ("Este evento foi esgotado na última vez").

Muitos empreendedores que vendem produtos com suprimentos ilimitados, criam escassez artificial. Por exemplo, a Amazon oferece proteção em estoque para muitos editores, permitindo que eles imprimam sob demanda e enviem mesmo que eles não tenham um livro em estoque. Isso é um suprimento ilimitado! Mas eles ainda mostram inventário para indicar que os suprimentos físicos atuais são limitados.

Você pode utilizar isso em sua carreira. Em alguns momentos eu já utilizei para conseguir clientes de potenciais e fechar novos negócios.


13. By the way: relógios com contagem regressiva, a venda termina sábado.

O tempo é sempre escasso. Se você tem uma oferta que expira, que os visitantes saibam. Sites de comércio eletrônico que vendem presentes podem deixar os visitantes saber quantos dias eles deixaram no ar para venda.

Tudo é estratégia. Oferecer um  segundo prazo e uma segunda oportunidade para fazer os visitantes sentirem que podem perder uma oportunidade.

Uma observação aqui ao chamado Endowment effect.

As pessoas vão pagar mais para manter algo que já têm do que para obter algo que eles ainda não possuem. Isso é chamado de "efeito de dotação" e funciona tanto online quanto offline.

A idéia é colocar o produto ou serviço nas mãos do cliente, sabendo que, uma vez que o tiverem, eles se sentirão proprietários dele ... e sentirão perda com a idéia de desistir dele.

Os sites que oferecem acessos gratuitos podem aproveitar isso com uma chamada "Não perca seu acesso a ...".É por causa do efeito de doação que sites de assinatura oferecem acessos gratuitos. Sites que vendem livros oferecem capítulos gratuitos. Sites de comércio eletrônico oferecem amostras grátis. Sites de treinamentos oferecem três dias gratuitos.

Bioelements permite aos visitantes escolher amostras grátis no carrinho de compras ...

O efeito Von Restorff: Use cores de ação

Neuromarketers e usabilidade profissionais usam câmeras especiais para rastrear os movimentos dos olhos em páginas da web. O objetivo é descobrir o que os visitantes olham (e não fazem) para orientar as decisões de design e obter melhores resultados.

15. Cores e ação

Em 1933, o psiquiatra e pesquisador Hedwig Von Restorff publicou um artigo explicando como itens visualmente proeminentes são mais susceptíveis de serem lembrados. É chamado de "efeito de isolamento" e funciona porque o olho e o cérebro estão constantemente procurando por interrupções nos padrões.
Usando uma "cor de ação" que contrasta com a marca e o design em si. É apenas uma das muitas maneiras que  podemos orientar você  para os resultados bem sucedidos. Se precisar construir a sua marca ou seu marketing utilizando estratégias de neuromarketing, fale conosco.

Brilhante? Ou assustador?

Algumas técnicas baseado em ciência do cérebro faz uma enorme diferença, né. Outros são tão sutis que podem dar apenas uma pequena melhoria, fazendo com que você tenha mais tráfego.

Lembre-se, 100% do seu público-alvo tem cérebro.  Mantenha os cérebros e o marketing em mente. E como consumidores, devemos estar cientes de como os comerciantes estão aproveitando os nossos próprios conceitos.

Ahh, se não entendeu alguns termos que utilizei neste artigo. Clique aqui e descubra essa minha linguagem.

Já pensou em utilizar essa estratégia?