O que vale a pena fazer hoje?

Tempo de leitura: 5 minutos

"Todas as ações humanas têm uma ou mais destas sete causas: possibilidade, natureza, compulsões, hábito, razão, paixão, desejo." - Aristóteles

Agora há uma boa pergunta para começar o dia, não é?

Pegue a coragem, este post apenas pode deixar seu interior-jovem para jogar e tornar o seu dia mais significativo, em tudo o que você faz.

Você pode ter mais do que uma finalidade

Uma armadilha em que você pode cair é pensar que precisa de um único propósito surpreendente para orientar o resto de sua vida. Outra armadilha para cair é pensar que há apenas uma maneira de expressar esse propósito.

O propósito é uma coisa boa.

Ela ajuda você a fazer sentido e encontrar realização. Flexibilidade é uma coisa boa também. Ele ajuda você a se adaptar em um mundo em constante mudança. Quando você combina propósito e flexibilidade, você pode encontrar ou criar finalidade que você precisa , e você pode expressar o propósito de várias maneiras .

O propósito é uma coisa poderosa. Ele dá sentido ao seu trabalho e acrescenta suco ao seu dia. Se você já foi "em uma missão" você sabe o que quero dizer. A capacidade de expressar o seu propósito em várias formas é uma maneira de liberá-lo e ser o seu melhor em qualquer situação.

Leve o seu jogo aonde quer que vá

Uma das ampolas para mim foi quando um amigo mapeou o meu círculo de ouro (uma ferramenta de auto-liderança para encontrar o seu propósito.) Em vez de levá-lo a vida com "o quê", "como" e "porquê", você começa Com "por que", então "como", então finalmente o "que".   O "quê" é simplesmente uma forma de expressão , ou seja, você pode ter o seu jogo onde quer que vá. Você pensa e age de dentro para fora, levando com o seu "porquê" e "como".

Encontrar o seu propósito, fazer sentido e expressar o seu propósito é uma habilidade que você começou com como uma criança.

Como expressar sua finalidade de várias maneiras

No livro, Liderança na Linha: Staying Alive Through the Dangers of Leading , Ronald A. Heifetz e Marty Linsky compartilhar maneiras de encontrar significado e propósito em tudo o que fazemos, e expressar o seu propósito de várias maneiras.

  1. Saiba que o seu conteúdo na vida é mais importante do que a forma . Heifetz e Linsky escrevem: "Assim como a medição o distrairá das apreciações mais verdadeiras da vida, a forma de sua contribuição é muito menos importante do que o conteúdo".
  2. Não pego na forma de expressão Heifetz e Linsky: "Se o ingrediente essencial do sentido da vida é a experiência de conexão e contribuição, em seguida, parte da magia da vida em nossas organizações e comunidades reside na capacidade humana para gerar muitas formas para sua expressão. O significado deriva de encontrar caminhos, e não de um modo particular, de amar, de contribuir para o empreendimento mundano, de melhorar a qualidade de vida das pessoas ao seu redor ".
  3. Use o serviço aos outros como uma forma de criar experiências ricas e profundas de sentido na vida . Heifetz e Linsky : "Fundamentalmente, a forma não importa. Qualquer forma de serviço para os outros é uma expressão, essencialmente, do amor. E porque as oportunidades de serviço estão sempre presentes, há poucas, se alguma razão que alguém deve faltar com experiências ricas e profundas de significado na vida. A falha mais comum, talvez, é a falha de Lear: ficamos presos na forma e perdemos de vista o que é essencial e verdadeiro.
  4. Dê a si mesmo a liberdade de ter várias finalidades e expressar um propósito em múltiplas formas . Heifetz e Linsky escrevem: "Ter objetivos difere de ter qualquer propósito particular. Você tem sentido na vida a partir dos propósitos que você aderir. Mas depois de trabalhar em uma determinada disciplina, indústria ou trabalho durante vinte ou trinta ou quarenta anos, você começa a se casar com esse propósito específico, essa forma particular ".
  5. Pergunte: "O que vale a pena fazer hoje?" Heifetz e Linsky: "As crianças tem um poder gerador. Elas criam significado enquanto se ocupam com o que está acontecendo. Mas os adultos muitas vezes esquecem essa capacidade. Eles tendem a perder essa generatividade brincalhona, aventureira, criativa pela qual eles podem se perguntar: O que vale a pena fazer hoje?
  6. Reativar a sua capacidade de gerar novas formas de expressão . Heifetz e Linsky: "Os veículos que encontramos para o significado obviamente tomam alguma forma tangível, e certamente essa forma importa de maneira significativa. Alguns trabalhos adequam seus interesses, personalidade, habilidades e temperamento; Outros não. O ponto não é diminuir a importância de encontrar formas e assumir papéis que pessoalmente satisfazm você, mas simplesmente para reativar a capacidade de jovens para imaginar uma série de possibilidades. Então, quando você é forçado a se comprometer, ou quando você sofre um profundo revés, você pode recuperar sua capacidade natural de gerar novas formas de expressão. "

Este post foi bem mais longo do que programei.

Um dos meus mentores tinha me dado o livro um tempo atrás. Eu ainda estou fazendo o meu caminho através do livro, e  acabou por ser um dos meus insights favoritos em encontrar finalidade, fazer sentido e permanecer flexível em como você deve expressá-lo.

Ele ajuda a combinar a sabedoria da experiência com o jogo de uma criança para jogar em fazer sentido o resto de sua vida, um momento ou um dia de cada vez.

Foto por Tirou Coffman .