O que é Personal Branding?

De acordo com a definição de Tom Peters, Personal Branding são pessoas que comercializam a si mesmas e suas carreiras como marcas. O que sugere que o sucesso vem da própria embalagem.

Partindo dessa premissa, nos dias de hoje, onde a evolução é constante, é muito importante saber que você, como pessoa humana, é uma peça valiosa para a execução da mais importante veiculação de marketing: a sua marca Pessoal.

Todos nós possuímos uma marca que deve ser estudada e avaliada, para que assim, seja compreendida a nossa promessa única de valor. As empresas, já perceberam que cada indivíduo que compõe seu quadro colaborativo, possui sua marca pessoal. Mesmo que muitos de nós não a cultivemos, ela existe.

Esse profissional, que as empresas buscam incessantemente, é capaz de ser ao mesmo tempo, bem informado e decidido a fazer as coisas certas, o que torna essa busca um verdadeiro “garimpo de talentos”, para que sejam supridas as necessidades de alinhamento para responder a esse novo momento de mudança empresarial.

Essa mudança traz ao mesmo tempo para o profissional, êxtase pela possibilidade de desenvolvimento de suas potencialidades e receio por possuir no mercado muita mão de obra qualificada sem trabalho.

Toda construção de mídias sociais, seja via Facebook, Twiter, Linkedin, tornam a presença online muito mais necessária, tornando o processo de escolha do candidato mais virtual do que pessoal.

Mas, como se destacar? Mostro aqui, como desenvolver uma imagem virtual de sucesso.

PENSE EM VOCÊ COMO UMA MARCA:

O que você deseja que as pessoas associem a você, quando elas pensam em seu nome? Existe algum determinado assunto no qual você deseja ser reconhecido ou de maneira geral, que qualidades são mais importantes à sua marca? Depois de entender como sua marca é percebida, deve-se adotar estratégias de evidencia e valor sobre sua marca pessoal. Conforme descreve, Michael Simmons: “Autenticidade é a chave da era digital”Se sua marca pessoal for forte produzirá um ROI enorme, que poderá ser ampliado caso você esteja trabalhando diretamente com (ou para) uma organização ou líder.

FAÇA UMA AUDITORIA DA SUA PRESENÇA ON-LINE:

Primeiro passo para moldar a percepção é compreender seu status atual. Possui um nome muito comum? Considere o uso do seu nome inicial ou do meio para se diferenciar. Cultivando sua marca pessoal forte estará iniciando a criação de sua propriedade intelectual.

CRIE UM SITE PESSOAL:

Um site pessoal é uma das melhores maneiras de classificar seu nome nos mecanismos de busca como o Google. Não precisa ser necessariamente robusto. Pode ser simples e conter de 02 a 03 páginas de seu currículo. A conexão com mídias de plataformas sociais, contendo uma breve biografia ajuda muito. Com o tempo, as informações contidas nessas plataformas, podem ser acrescidas as informações relevantes do seu perfil, deixando ele sempre com sua marca pessoal forte.

PRODUZA VALOR:

Encontre maneiras de agregar valor ao seu público. Crie conteúdos construtivos a seu favor.

Lembre-se: o que é postado em sua linha do tempo, reflete como você pode ser visto pelas pessoas.

SEJA INTENCIONAL NO QUE VOCÊ COMPARTILHA:

Cada movimento realizado em suas mídias sociais podem contribuir ou não para sua marca pessoal. Depois de estabelecer como deseja que sua marca seja percebida, trace as estratégias para que ela seja forte e que remeta a sua imagem pessoal.

ASSOCIE-SE A MARCAS FORTES:

Sua marca pessoal pode ser fortalecida ou enfraquecida de acordo com suas conexões com outras marcas. Localizar e manter conexão com marcas fortes podem ajudar a elevar a sua própria marca pessoal.

REINVENTE-SE:

Uma marca forte depende de uma narrativa forte. Em outras palavras, mais direta, que explique a sua história? Grandes personalidades da história e celebridades possuem uma história muito clara e uma marca consistente. Deve-se unificar os desejos e áreas de interesse com uma narrativa forte e impactante. O mais importante para uma marca pessoal forte é que ela deve ser onipresente e estar sempre em evolução.

No próximo post, abordarei as temáticas de gerenciamento de identidade online, capital e gerenciamento de reputação.

Para contratar minha consultoria ou o programa Personal Branding, fale comigo por aqui ou envie um e-mail para [email protected]

Um abraço.

André Luso

Fonte: http://www.aspireforsuccess.com/what-branding-is.php

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *