PNL para o profissional na área da saúde

Tempo de leitura: 7 minutos

PNL SAÚDE

Não importa a maneira como você está envolvido com cuidados médicos, seja um provedor de serviços ou um paciente, a PNL pode ter benefícios claros para você:

• Doutores e equipe de funcionários de hospitais - você pode usar as técnicas de PNL para comunicar-se com mais eficácia com pacientes e os colegas de trabalho, produzindo melhores resultados por todos os lados.

• Pacientes - usando a PNL, você pode aprender a motivar-se para tomar conta de sua própria saúde, como por exemplo, perder peso ou parar de fumar.

• Gerentes de cuidados médicos - no mundo inteiro, os gerentes e outros profissionais da saúde já estão usando a PNL para melhorar habilidades da liderança, para levantar a moral e manter atitudes positivas. Na Grã-Bretanha, os gerentes dentro e fora do NHS (Serviço Nacional de Saúde) estão aumentando a eficácia das equipes que organizam, aplicando as técnicas que aprenderam em nossos cursos.


PNL PARA O PROFISSIONAL NA ÁREA DA SAÚDE

Resultado de imagem para medicos atendendo

Se você é um profissional na área da saúde, provavelmente já está ciente de que você enfrenta um jogo excepcionalmente diverso nos desafios no trabalho. Na NHS, por exemplo, o estresse e o burnout (A Síndrome de Burnout é um termo psicológico que descreve o estado de exaustão prolongada) estão se tornando uma carga crescente no sistema.

Um estudo recente de trabalhadores na área da saúde, revelou que o burnout possui ligação próxima a perda de sentido e do controle em suas vidas. Assim, médicos estão tendo de enfrentar mais administração, menos horas para estar com os pacientes e uma perda do equilíbrio entre trabalho e lazer.

Não é nenhuma surpresa que a incidência de doença relacionada ao estresse é mais comum entre médicos do que entre a população em geral.

Diversos estudos referentes a doutores e ao estresse investigaram o porquê de alguns doutores sucumbirem a esse mal e outros não. Um dos fatores determinantes era se o médico aprendeu a desenvolver uma estratégia efetiva para derrubar o estresse.

Outros fatores incluem se ele também possui uma clara e hábil comunicação e se possui tendências relativas a serem autocríticos improdutivos. Se algum desses fatores soa familiar a você, tenha certeza de que você não está sozinho. Cada vez mais os profissionais da saúde estão procurando técnicas para ajudá-los a controlar o tempo que possuem em seu dia e seu estado interno para que possam fazer mais e sentirem-se com controle de suas vidas, enquanto mantém-se focados e com atitudes positivas.

As técnicas de PNL irão fornecer-lhe um “local de controle interno” para que você volte a comandar sua vida novamente. No processo, você vai aprender como ser mais feliz no trabalho e em casa, providenciar uma experiência melhor para aqueles à sua volta e, claro, uma experiência melhor para você mesmo também.


ESTADO INTERNO

Resultado de imagem para estado interno

Se você trabalha diretamente com o público, provavelmente já sabe que a habilidade de estar em um estado interno com recursos é fundamental dentro de seu trabalho. Mas como você consegue estar nesse estado? Se você é um clínico geral, ou trabalha como um, pense: quantas vezes chegou a ouvir um colega se queixar de que ao nal de uma cirurgia absorveu sentimentos deprimidos ou ataques de pânico do paciente, ou foi afetado emocionalmente pela ansiedade de outro, ou ainda vivido com o abuso de um terceiro?

Agora, se imaginar que por de trás de cada um desses exemplos existe um diálogo interno dizendo: “Eu não z um trabalho bom o suficiente, eu não tenho mais tempo, tenho que me encontrar com o próximo paciente...”, talvez assim, consiga ter uma clara imagem das muitas pressões que o sistema de saúde experimenta.

E o fato é: não precisa ser dessa maneira. Usando a PNL, você poderá selecionar, entre uma variedade de técnicas, as que lhe darão poder para controlar seu estado interno. Você será capaz de ancorar em si mesmo, estados com recursos que irão impedi-lo de ir na direção da corrente emocional à sua volta.

E em qualquer situação, você será capaz de escolher qual estado particular será o mais útil e gerá-lo aqui ou ali. Você também será livre para transformar a voz de seu crítico diálogo interno, atravessar suas crenças limitantes negativas e escolher substituí-las por mais úteis, efetivas e com mais recursos.


PNL NA PRÁTICA

Resultado de imagem para pnl na pratica

Aproximadamente, 40% das consultas feitas por clínico geral consistem em pacientes apresentando problemas de base psicológica e, muito frequentemente, pacientes tendo repetidamente os mesmos sintomas psicológicos. Isso pode levar o paciente a uma sensação de impotência, além de tomar os recursos e o tempo do próprio clínico geral. Ao usar técnicas da PNL, como a criação de rapport, e depois utilizar o meta modelo para direcionar o paciente para frente, considerando possibilidades que não pensaram antes, o médico leva o paciente a um estado de receptividade da mente ao qual poderá ensinar rápidas técnicas de PNL que ajudarão ambos a controlar suas vidas. Por exemplo, um paciente que está sofrendo de estresse relacionado ao trabalho e vai até um médico pedindo uma receita, convencido que apenas um remédio irá funcionar para “curá-lo”, pode aprender técnicas para remover a ansiedade no momento e também ancorar outras técnicas para serem usadas como um estado mais útil. O doutor pode compartilhar de um gerenciamento em relação ao problema do paciente. O doutor oferece ao paciente ferramentas como linha-do-tempo e, assim, considerar futuros resultados que o farão sentir-se melhor, fazendo o paciente ganhar um entendimento diferente de seus problemas através da ressignicação. E, sabiamente, utilizando a PNL na sua prática, o clínico poderá muitas vezes reduzir as visitas de um mesmo paciente, dando a ele um modelo de trabalho para solucionar problemas futuros. As técnicas da PNL trabalham muito bem ao lado da medicação. Os sintomas tais como: ataques de depressão, ansiedade, traumatismos, obesidade e de pânico, são algumas das circunstâncias comuns que podem tirar proveito adicionando um elemento da PNL ao tratamento. A PNL permite que o paciente e o médico controlem estas circunstâncias, fornecendo técnicas para inuenciar a falta de conança dos testes de padrões do pensamento e do comportamento, como o diálogo interno crítico e a opinião negativa, conduzindo às mudanças positivas, em longo prazo, em um estilo de vida saudável. Existem técnicas numerosas na PNL para realçar a motivação e podem igualmente ser ensinadas ao paciente para tomar o controle de sua própria saúde, ajudando a sentir-se mais equilibrado, reduzindo a necessidade de se apresentar repetidamente e para incentivar o paciente a viver uma vida completa.


PNL PARA O NHS (SERVIÇO NACIONAL DE SAÚDE)

O NHS é o maior empregador no Reino Unido e sua equipe de funcionários de controle exige habilidades de liderança e uma comunicação ecaz conável. As habilidades da PNL agora estão sendo usadas em um contexto administrativo para motivar a equipe de funcionários da NHS, de modo que descubram como apreciar mais seus trabalhos, ao reduzir os esforços. E esse é somente um, dos aspectos do potencial da PNL no NHS. Se você é um executivo que deseja entregar um discurso inspirador ou queira conduzir mais ecazmente sua equipe, se você faz parte das estruturas de negócios nanceiros de um Hospital, ou é um médico que trata os casos na divisão ou de cirurgia, as técnicas da PNL podem ser usadas para lubricar as rodas da grande máquina da NHS, para que todos no sistema trabalhem em conjunto, fornecendo o melhor cuidado possível para o paciente. Fonte: Claudio Lara

Você é da área de saúde?

Então deixe seu comentário abaixo sobre o que você acha que a PNL pode fazer por você.