Seja mais inteligente e fortaleça seu cérebro…

Tempo de leitura: 3 minutos

Você sabia que o seu cérebro possui mais de 160 mil quilômetros de vasos sanguíneos, que é possível manipular sonhos e que o QI mais alto do mundo é de 210?

 

Cada vez mais a ciência confirma a importância de se exercitar o cérebro para desenvolver ao máximo capacidades como memória, coordenação e inteligência. Lembrando que não se trata, é claro, de um trabalho muscular, até porque o cérebro não é um músculo.

 

Atividades simples como ler, dançar, desenhar e jogar xadrez estimulam a atividade dos neurônios, melhoram a memória, as habilidades e o raciocínio. Leia agora uma seleção de atividades que tornarão você uma pessoa mais inteligente:

 

Jogue videogame. Um estudo ( http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/17309970 ) realizado em 2002 pelo Centro Médico Beth Israel, em Nova York, fez 33 cirurgiões jogarem videogame nos intervalos das laparoscopias, uma cirurgia de abdômen em que um cabo de fibra ótica entra pelo umbigo e é operado remotamente com um mouse.

 

Os resultados da pesquisa mostraram que 9 médicos que já possuíam o costume de jogar pelo menos 3 horas por dia cometiam 37% menos erros do que os colegas que não estavam acostumados com jogar videogame.

 

Foi comprovado cientificamente que games de ação podem ajudar no desenvolvimento do cerebelo, do córtex pré-frontal e do hipocampo direito, que são áreas do cérebro envolvidas em atividades complexas como a memória espacial, navegação e a coordenação entre o movimento das mãos e a visão.

 

No vídeo a seguir, a pesquisadora Daphne Bavelier mostra como os vídeogames tornam as pessoas mais focadas e com melhor facilidade em aprender novos conceitos:

http://www.ted.com/talks/daphne_bavelier_your_brain_on_video_games

 

Leia mais. Quando lemos, nosso cérebro precisa criar novos circuitos e, para se manter em forma, eles precisam ser exercitados. Mesmo que a história não tenha acontecido de verdade, ela pode ter sido ambientada em locais reais ou acontecido dentro de um determinado contexto histórico, o que significa que, mesmo que indiretamente, podemos aprender coisas novas sobre eventos importantes, personagens relevantes e lugares interessantes.

 

Dance. Já demos essa dica anteriormente ( Turbine Sua Memória ) e nunca é tarde para relembrar: dançar é benéfico ao cérebro. Preste atenção em quantas coisas você precisa fazer enquanto dança: manter o equilíbrio, o ritmo, não pisar no pé de ninguém, acertar sempre o passo…

Dançar envolve o reconhecimento de padrões e a consciência espacial, que promove a conexão de vias neurais do hipocampo e do córtex cerebral, fortalecendo o cérebro.

 

Aprenda a tocar um instrumento musical. Tocar um instrumento faz com que vários processos mentais aconteçam ao mesmo tempo. A ação seria equivalente a colocar o cérebro todo para se exercitar, já que ela ativa diferentes áreas cerebrais, especialmente o córtex motor, o auditivo e o visual. Além disso, o processo de aprendizado está apoiado na disciplina e na prática frequente, e esse tipo de rotina é ideal para melhorar e fortalecer a atividade cerebral.

 

Estudando PNL você aprende como reprogramar o seu cérebro para atingir a excelência na sua vida pessoal e profissional. Clique aqui e saiba mais sobre nossas próximas turmas do Practitioner: Clique Aqui

Categorizados em:

Fonte: SIPNL