Muitos advogados têm dúvidas sobre como devem se portar na primeira consulta com clientes em potencial, pois esse momento é determinante para conseguir ou não um novo caso.
Alguns profissionais acreditam que na primeira consulta é preciso demonstrar toda a sua experiência e domínio técnico da área em que atuam. Contudo, muitas vezes essa estratégia pode afastar clientes, levados a crer que, pela experiência e habilidade demonstrados, os seus serviços podem estar além do que o que eles podem pagar.
Além disso, questões como postura, tom de voz e ambiente da consulta, também podem intimidar e acabar afastando clientes. Então, se você quer saber como não perder clientes na primeira consulta, continue a leitura e confira as dicas que preparamos!
1. Adapte-se ao cliente
Pensando em como não perder clientes, é muito importante evitar um erro muito comum que é não se preparar para uma primeira tratativa com o cliente. Nesse sentido, antes desse atendimento, é fundamental se cercar do máximo de informações possíveis sobre o cliente para conseguir causar uma boa primeira impressão.
Dessa forma, se o cliente for uma empresa, por exemplo, você pode pesquisar a área de atuação da organização, suas dificuldades apontadas em um eventual primeiro contato telefônico, possíveis saídas e soluções para os problemas, etc.
O importante é se antecipar ao que for possível e apresentar uma postura de proatividade, transparecendo que está realmente empenhado em atender a demanda apresentada. Essa abordagem facilita a criação de um vínculo junto ao cliente e desperta certa empatia.
2. Seja profissional
É importante não confundir a empatia que se busca estabelecer com uma relação informal. Mesmo que você tenha estudado o cliente e saiba como criar um ambiente receptivo, não se deve deixar a impessoalidade prevalecer.
Portanto, o ideal é manter uma postura estritamente profissional, com um toque pessoal. Ou seja: primeiro, vista-se de acordo com a ocasião; seja sempre pontual, e no caso de qualquer imprevisto justifique-se ao cliente; e, por fim, demonstre interesse pelo assunto tratado. sempre que possível trate-o pelo nome, pois isso gera intimidade sem apelar para a impessoalidade.
Na primeira consulta é também importante deixar o cliente falar livremente e escutá-lo com atenção enquanto toma notas, pois, assim, o cliente percebe que você se interessa e está pensando no problema dele e em como ajudá-lo. Isso é mais importante do que falar das suas habilidades e experiência.
Outro ponto importante aqui é o ambiente da primeira consulta. Um local informal demais transmite impressão de amadorismo, enquanto um muito formal pode intimidar o cliente. O ideal é que você tenha um escritório acolhedor e confortável, no qual os clientes possam se sentir à vontade.
3. Seja transparente e objetivo
Muitas vezes, as pessoas procuram advogados esperando que assim encontrem a solução para um problema que pode não ter uma resolução simples.
Nesses casos, para manter o cliente, apresente as possíveis variáveis e complicações implicadas de forma simples e realista. Explique bem ao cliente quais as possibilidades de conseguir uma decisão favorável, fale sobre qual metodologia e estratégia você adotaria, e reforce a importância de uma assistência jurídica especializada
Se o cliente perceber que você está preocupado com o problema dele, está sendo franco quanto à possibilidade de resolução e que você está disposto a ajudá-lo, são grandes as chances de você conseguir o caso.
Do contrário, se o problema do cliente estiver além da sua capacidade de atuação, ou uma decisão favorável for impossível, o melhor a fazer é ser transparente e rejeitar o caso ou encaminhá-lo à outro profissional. Um possível dano à sua imagem profissional não é compensada pelos honorários de um caso.
Assim, após o fim da primeira consulta, caso chegue-se a um acordo com o cliente, mantenha um contato regular, por e-mail ou telefone, para manter registro dos pontos abordados, possíveis estratégias de atuação, documentação necessária, etc. O contato regular é fundamental para, além de criar confiança entre advogado e cliente, manter a estratégia de atuação alinhada e sólida.
Esse tipo de vínculo, quando estabelecido com vários clientes, resultará em mais indicações para outros casos e na criação de um network pode garantir o seu êxito profissional!
Como não perder clientes na primeira consulta é uma das grandes preocupações de advogados, seja dos mais experientes ou dos mais novos no mercado.
Fonte: https://www.promad.adv.br/blog/como-nao-perder-clientes-na-primeira-consulta