Advocacia na era digital com andré Luso

Advocacia na era digital

Advogado 4.0: as habilidades necessárias para o profissional legal totalmente moderno

Que habilidades são exigidas de um profissional legal contemporâneo que pode não ter sido tão necessário há dez anos?

A cada década, aquele antigo hino musical para a transformação – “The Times They Are a Changin ‘” – é revivido para uma nova era. Faz dez anos que o roqueiro americano Bruce Springsteen cantou sua versão, e o mundo parece um lugar muito diferente desde então.

Mas naquela década o que aconteceu com o advogado? Quais habilidades são necessárias agora de um profissional legal contemporâneo que pode não ter sido tão necessário há dez anos?

A chamada de competência de hoje para os advogados é mais longa. Tradicionalmente, esperava-se que os dez seguintes estivessem presentes e corretos: 

1. Legal knowledge

2. Atenção aos detalhes

3. Lógica e poderes de análise

4. Ser persuasivo

5. julgamento sadio

6. habilidade de escrita

7. Diligência

8. Inteligência

9. Ética de trabalho

10. Atendimento ao cliente

Em 2018, a lista duplicou. Os dez itens adicionais necessários no kit de habilidades legais são:

Inteligência emocional . Tanto quanto – para alguns – a inteligência emocional parece pretensiosa e insossa, é uma verdade simples, elegante e eficaz que, se você for emocionalmente inteligente, obterá mais de seus clientes. Hoje em dia, espera-se inteligência emocional: em toda a mídia e na sociedade, ela é considerada a melhor prática humana a que todos devemos aspirar. É também a base de grande parte do “interesse humano” que colore a maior parte do marketing.

A definição básica de inteligência emocional é a capacidade de expressar emoções e lidar com relacionamentos interpessoais de maneira judiciosa e empática. A segunda metade dessa descrição – relacionada ao manuseio do cliente – é mais obviamente benéfica para o papel do advogado como consultor de confiança. Mas você não pode realmente ter empatia, a menos que esteja aberto para se expressar também.

Habilidades de colaboração . Isso é muito mais do que “trabalhar em equipe”. Trata-se de advogados que prosperam em uma matriz de objetivos e procedimentos compartilhados pertencentes a todos em sua organização e aos de seus clientes e potenciais clientes. Ele está aproveitando ao máximo as redes e incorpora não apenas as habilidades cara-a-cara e de grupo, mas a comunicação usando tecnologia, agilidade mental e a capacidade de deixar de lado o ego e o trabalho para o bem comum.

Gerenciamento de projetos . Empresas contemporâneas exigem boas habilidades de gerenciamento de projetos de seus funcionários. Muitas dessas empresas não gastam quantidades consideráveis ​​de dinheiro treinando sua equipe nelas. Assim, essas empresas se sentem desconcertadas se os trabalhadores dos escritórios de advocacia que contratam parecem deficientes na capacidade de planejar, organizar, definir o início, meio e fim de um processo legal, acompanhar as coisas, mapear os prováveis ​​marcos, cronograma e orçamento. . E eles podem justamente se sentirem ofendidos. Tempo é dinheiro e um projeto legal mal gerenciado desperdiça tempo e frustra os clientes. 

A concorrência dentro do mercado legal aumentou muito nos últimos 10 anos. Novos concorrentes que têm custos mais baixos podem empacotar seus serviços jurídicos respondendo às demandas dos clientes por um trabalho de preço fixo. Um modelo de negócio de taxas fixas significa que o gerenciamento de projetos é ainda mais vital.

Clientes corporativos usam técnicas de gerenciamento de projetos e esperam que seus fornecedores se alinhem com eles.

Gerenciamento de tempo . Isso está estreitamente alinhado ao gerenciamento de projetos. A chave é priorizar o urgente e o vital e o não urgente, mas estrategicamente vital, e ser bom em delegar.

Alfabetização financeira . Isso vai além da consciência comercial dos negócios da empresa ou do setor de um cliente. Trata-se de conhecer os detalhes básicos da gestão de uma empresa comercial: lucro e perdas, previsão e modelagem financeira, entender como o investimento funciona financeiramente, entender princípios tributários, calcular margens de lucro e assim por diante.

Estar confortável com a tecnologia . “Se sua cultura não gosta de geeks, você está com problemas reais”, disse Bill Gates, que também falou com eloqüência sobre a capacidade da tecnologia de acentuar os aspectos positivos e negativos da atividade humana. Arquivar, aplicar estilos, redigir, editar de forma colaborativa, usar documentos modelo, calendário, manipulação de dados, gerenciamento e apresentação de e-mails – tudo isso é facilitado pela tecnologia.

O mundo é digital e os advogados devem conhecer o Microsoft Office, aplicativos e sistemas de mensagens. Afinal, os clientes fazem. 

Comunicação . Um advogado pode possuir eloqüência em grandes quantidades e, ao mesmo tempo, não ter as habilidades de ouvir ativamente e a capacidade de enfatizar a maneira simples e fundamentada exigida pelos clientes pobres de hoje. O treinamento em comunicação para advogados está se tornando cada vez mais sofisticado, incorporando noções de espelhamento de padrões, personas e referências culturais de outras pessoas.

Inovação empresarial . É preciso certa atitude para inovar. Uma que não se senta e diz: “O que outras empresas estão fazendo? Não nos aventuraremos se não forem ”. Seja na criação de um serviço especializado de segurança cibernética para clientes ou em uma iniciativa de posicionamento de mercado, na última década as organizações jurídicas tornaram-se cada vez mais rápidas e fluidas quando se trata de aproveitar novas oportunidades. 

A motivação para melhorar constantemente suas habilidades. Um cliente avaliará um escritório de advocacia com base em fatores que vão desde as primeiras impressões (foi o advogado profissional, empático e atento?) Até a entrega do serviço. Tudo isso pode ser melhorado se houver a vontade de treinar e melhorar as capacidades de cada um.

Resiliência . Ser capaz de se adaptar às mudanças exigidas de nossa lista de habilidades é a base da resiliência. Não é de surpreender que terminemos a lista reconhecendo que a elasticidade mental e emocional é exigida do advogado do século XXI. Quando os obstáculos são apresentados, o advogado bem-sucedido se encaixa no pico do profissionalismo.

Um grande abraço.

André Luso

Fonte: https://www.linkedin.com/pulse/lawyer-40-skills-needed-totally-modern-legal-eve-dullabh/?src=aff-lilpar&veh=aff_src.aff-lilpar_c.partners_pkw.123201_plc.adgoal%20GmbH_pcrid.449670_learning&trk=aff_src.aff-lilpar_c.partners_pkw.123201_plc.adgoal%20GmbH_pcrid.449670_learning&clickid=WoNR8oRELxyJTHNwUx0Mo3I2UklVRvxOZzCzTc0&irgwc=1